Blog

O que é Economia Circular e como pode ser utilizada no mundo gráfico?

O que é Economia Circular e como pode ser utilizada no mundo gráfico?

Nos últimos anos, nunca se ouviu falar tanto em mudanças climáticas e no fim dos recursos naturais. As consequências do ritmo de produção e consumo acelerados têm se manifestado em catástrofes da natureza: chuvas avassaladoras, secas terríveis, furacões... A solução para esse problema está longe de ser alcançada de forma plena. Entretanto, há algumas alternativas para minimizar e até mesmo refrear as consequências causadas pela ação humana.

Antes de tudo, precisamos desconstruir a ideia de que diminuir o consumo e o ritmo de produção são opções viáveis para solucionar nossos problemas. Isso porque no modelo econômico que seguimos, haveria uma queda muito grande na atividade econômica, o que abalaria a todos. Por isso, para tentar reduzir os efeitos causados pela produção em massa, surgiu a ideia de Economia Circular.






Esse processo é baseado em ciclos da natureza, que tem como principal objetivo transformar resíduos em insumos. Esse é um conceito que associa o desenvolvimento econômico a um melhor aproveitamento dos recursos naturais através da otimização nos processos de fabricação.

Para entender melhor esse conceito, podemos citar a famosa frase do pai da Química, Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Pensemos então em uma árvore. As folhas e frutos que caem dela não só servem de alimento para outros animais, como também se decompõem e se transformam em adubo para sua própria manutenção, além de ser à base de energia para a cadeia alimentar. A Economia Circular funciona do mesmo modo: produz e comercializa produtos de modo a garantir a recuperação inteligente dos recursos naturais.

Nesse modelo, a cadeia produtiva de uma indústria é remodelada de tal forma que os insumos restantes sejam reprocessados e, assim, reintegrados à cadeia de produção. Com essa técnica, nada é perdido, mas sim transformado, formando um ciclo. Essa é uma proposta que visa à reciclagem total dos materiais utilizados na sua fabricação e/ou a reutilização de suas partes.

Pode parecer algo difícil de ser cumprido, mas o modelo de produção da Gráfica JB já segue esse padrão rumo a uma produção sustentável. Aqui, as aparas de papel são comercializadas e recicladas em outro polo industrial. Dessa forma, ainda que não seja na própria empresa, as sobras de papel reintegram a cadeia de produção, se transformando em algo novo.

O mesmo acontece para as chapas de alumínio. Depois de utilizadas, são vendidas, reaproveitadas e transformadas em outros utensílios. Além disso, o processo para revelar as chapas também segue um modelo sustentável, beneficiando não só o meio ambiente, mas contribuindo para a saúde do colaborador. Seguindo esse mesmo modelo, a Gráfica JB se preocupa ainda em comprar tintas e vernizes com componentes renováveis, que passam pelo processo de reciclagem.

O destino final do produto é nas mãos do cliente. Nesse sentido, podemos dizer que a Economia Circular teve 100% de adesão quando o consumidor toma ciência de todos os processos sustentáveis pelo qual o produto passou e se fidelizam a marca/empresa.

O maior benefício dessa forma de produção é a possibilidade de reverter o aquecimento global, a poluição, entre outros problemas ambientais. Além disso, a sustentabilidade e a valorização dos recursos naturais melhoram a qualidade de vida não só do colaborador, mas de toda a sociedade.

Marketing

Marketing

Equipe de marketing da Gráfica JB

Mais matérias

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de privacidade.