Blog

A evolução das embalagens de papel: o que esperar para o futuro?

A evolução das embalagens de papel: o que esperar para o futuro?

As embalagens são indispensáveis para o mercado nos dias de hoje. Tendo como principal objetivo armazenar, proteger e transportar um produto, a embalagem passou a ser vista além das suas funcionalidades básicas: tornou-se o próprio produto. Isso porque ela carrega em si a identidade visual, funcionando como estratégia de marketing e comunicação da marca com o consumidor, influenciando até mesmo na decisão de compra.

Nesse sentido, tem se investido cada vez mais em embalagens modernas e customizada, sobretudo nas embalagens de papel. A impressão personalizada, a sustentabilidade e a fácil adaptação a qualquer tipo de produto são fatores que fizeram a demanda por embalagens de papel aumentar. Mas você já parou para pensar como surgiram as primeiras embalagens e como evoluíram até os dias de hoje?

A história da embalagem é tão antiga quanto a própria humanidade, há mais de dois mil anos antes de Cristo. Nessa época, o principal objetivo era estocar e armazenar alimentos por pouco tempo, sendo assim, nasceu a noção de recipiente, feita com cascas de coco, conchas marítimas em estado natural e até mesmo crânios de animais.



Mais tarde, com o homem nômade, além da necessidade de transportar comida e bebida, havia também a preocupação em conservar esses alimentos para que não estragassem. Foram então desenvolvidos embalagens através de cestos artesanais, bolsas de pele, embrulhos em plantas e, tempos depois, começaram a ser produzidos os primeiros recipientes de barro, representando uma grande evolução.

De forma gradual, a vida do homem foi se tornando cada vez mais complexa, surgindo a busca de matérias primas mais compatíveis a sua rotina. Na Revolução Industrial, com a produção em larga escala, passou a ser produzido embalagens que preservassem o alimento por mais tempo. Hoje, graças a tecnologia, é possível produzir diferentes tipos de embalagens, com diversos tipos de acabamentos.



Agora, as expectativas para o futuro são embalagens cada vez mais sustentáveis, pois além de menor custo, ajudam a preservar o meio ambiente. Outra tendência que os especialistas apostam é embalagens cada vez mais práticas, as chamadas "Embalagens Inteligentes". Além da funcionalidade, essas embalagens se caracterizam por serem multiplataforma, ou seja, são capazes de integrar outras plataformas do meio digital ao seu design, servindo como uma ferramenta de expansão de uma marca, por exemplo.



Ouça nosso podcast falando sobre o tema: 

Marketing

Marketing

Equipe de marketing da Gráfica JB

Mais matérias

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de privacidade.