Blog

Responsabilidade ambiental e o selo FSC®

Responsabilidade ambiental e o selo FSC®
Aposto que você já deve ter visto este selo em várias embalagens e impressos por aí. Por meio dele você identifica uma empresa que assume uma postura consciente, no que se refere à qualidade dos papéis utilizados. 



No Brasil não se produz celulose e papel a partir de florestas nativas; 100% da produção do setor provêm exclusivamente de florestas plantadas. No plantio florestal, as árvores são cultivadas em uma área específica, com insumos de alta qualidade e, depois, colhidas para uso industrial.  Em seguida, o terreno recebe novo plantio. Por não utilizar madeira de matas nativas - prática ainda comum em outros países - e adotar métodos sustentáveis, as empresas de celulose e papel no Brasil são referências mundiais. (Associação Brasileira de Celulose e Papel).
 
Optar pela certificação é assumir um compromisso com a sustentabilidade e os clientes, assim mantemos a biodiversidade e participamos da luta pelo desenvolvimento social e econômico das comunidades florestais. 


FSC® é a sigla de Forest Stewardship Council, uma expressão inglesa que, em Português, significa "Conselho de Manejo Florestal". Trata-se de uma organização independente, sem fins lucrativos, fundada em 1993 para garantir a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável das florestas em todo o planeta.  O FSC® Brasil foi criado em 2001 para garantir a certificação no país. As vantagens atingem desde a floresta e as empresas do ramo, até revendedores e o consumidor final.


A Gráfica JB entende a importância de somar forças neste trabalho, sendo assim, em 2011, tornou-se uma das únicas no Nordeste a possuir o selo. Isso confirma nossa conduta em defesa dos recursos naturais e atesta o compromisso em oferecer produtos que estejam de acordo com os princípios que descrevem a boa prática florestal, para suprir as necessidades dos nossos clientes e da sociedade como um todo. 

Além de proteger o meio ambiente, assumimos o compromisso com os direitos dos trabalhadores, contra as violações das Convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho), como trabalhos forçados, trabalho infantil e quaisquer formas de discriminação, no que se refere aos direitos da pessoa humana. 



Benefícios de usar papel certificado FSC®:

1. Você não contribui para a devastação de matas virgens.
2. Valoriza produtos provenientes de matéria-prima extraída de maneira responsável.
3. Coopera para assegurar os direitos dos trabalhadores e de populações que vivem na floresta. 
4. Faz parte de um movimento de consumo consciente.
5. Associa sua marca a um selo reconhecido internacionalmente.

Nos próximos textos você conhecerá mais sobre nossas certificações.

Quer fazer parte desta rede de consumo consciente? Entre em contato conosco!


  


Marketing

Marketing

Equipe de marketing da Gráfica JB

Mais matérias

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de privacidade.