Poxa, por que fui comprar o que eu não devia?
Já se arrependeu de ter comprado algum
produto? Ou ter comprado algo que não podia pagar naquele momento ou
até mesmo pagou por algo sem ter necessidade?
A explicação está no seu cérebro. Nosso colaborador
Alessandro Pinon, gestor de marketing, tem a resposta que você
precisa. Em uma entrevista dada ao programa Bom Dia Paraíba da TV
Cabo Branco, afiliada da Rede Globo, Pinon afirmou: “Existe uma pesquisa, por
exemplo, que só 20% do nosso cérebro tem um consumo consciente, enquanto 80%
dele é inconsciente. Então, essa área inconsciente é a área onde a gente pode
trabalhar com mensagens, com estratégias, com produtos, com embalagem, com
marca para poder conseguir fazer com que esse 80% inconsciente (do cérebro) das
pessoas comprem”. Os 80% citados estão relacionados à área mais antiga do nosso
cérebro. Essa região cerebral preocupa-se com funções básicas e é nesse momento
que a área do neuromarketing age.
Fonte: Google.
Pinon abordou um conceito relativamente novo, o
Neuromarketing. Esse termo apareceu pela primeira vez em 2002 (Fisher et
al) em um release impresso. Foi formatado por colaborações da semiótica à
luz de Santaela e Peirce, da neurociência, psicologia e, claro, do marketing. O
Neuromarketing pode explicar estímulos que ativam a necessidade de consumo, na
área mais primitiva do nosso cérebro. Confiram a entrevista que foi nessa manhã
(10) bem cedinho, pois está bem bacana e esclarecedora, com a simpatia de Zuila
e os comentários do consultor financeiro Guilherme Baía.
Pode ter certeza, as embalagens, as
cores, o cheiro, as marcas não estão nas lojas e nas vitrines por um acaso.
Eles foram colocados estrategicamente para te atrair e vão te envolver com o
seu poder de sedução.
A Gráfica JB oferece aos seus clientes vários tipos
e formatos de embalagens, convites, rótulos, sacolas. Tudo com alta qualidade
para estimular o consumo.
Para saber mais, a entrevista está disponível no
site do G1 Paraíba, clique aqui.