Pôster vampiro
O cartaz tem como principal
característica a propagação de uma mensagem quase que imediatamente. Eles
atingem um grande número de pessoas em segundos, pois faz parte do visual e
significado das ruas. Mesmo que os novos meios tecnológicos avancem, o cartaz
sempre será um meio eficaz de com poucas palavras transmitir uma mensagem
memorável.
Para divulgação de sua nova
série sobre vampiros, “The Passage”, a FOX em conjunto com a agência BETC/Havas
criou o “pôster vampiro”. A série conta a história de um vírus que transformas
as pessoas em vampiros. Baseados na crença da sensibilidade a luz, eles
produziram um cartaz que ao entrar em contato com a luz se desfazia em chamas.
Como eles fizeram isso?
Pintaram a parte de trás do pôster com uma tinta inflamável, a base de
permanganato de potássio e ácido sulfúrico. Em contato com a luz a tinta entra
em combustão. Os pôsteres foram espalhados na cidade de São Paulo, protegidos
por uma caixa de vidro.
Os cartazes foram fixados
durante a noite e possuíam a frase: “Ele não vai sobreviver ao amanhecer”. Aos
primeiros raios de sol, o pôster entrou em combustão. Uma ação de marketing
plausível. Confira o vídeo sobre esta ação.