Blog

Por que substituir embalagens de plásticos por embalagens papel?

Por que substituir embalagens de plásticos por embalagens papel?

Há tempos se debate sobre a substituição do plástico por alternativas mais sustentáveis. Não só o plástico, mas tantos outros materiais ferem o meio ambiente, afetando todo o ecossistema, inclusive a nossa própria existência. Segundo a WWF, World Wide Fun for Nature (Fundo Mundial da Natureza), o Brasil ocupa o quarto lugar quando se fala em produção de lixo. Se continuarmos nesse ritmo, segundo a WWF, em 2030 teremos 26 mil garrafas plásticas por quilômetro quadrado no mundo.  “Cada brasileiro gera, em média, quase 1 quilo de lixo por dia. Em um ano, são 343 quilos. Juntando todo o país, são 80 milhões de toneladas de resíduos produzidas a cada ano”, explica Eliane Gonçalves, repórter da Rádio Nacional.


É desesperador pensar que um mundo tão belo e cheio de riquezas esteja soterrado por lixo. Entretanto, ainda há esperanças. Hoje é comum falar em sustentabilidade, entretanto, poucos sabem o que realmente é viver em um mundo sustentável. Sustentabilidade envolve atender as necessidades do presente sem, no entanto, comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas necessidades.

Nesse sentido, são inúmeras as empresa que estão pensando em um mundo mais sustentável. No ramo das embalagens, está cada vez mais comum pensar na substituição de embalagens de plástico, de uso único, por embalagens de papel biodegradáveis e recicláveis. Para além dos benefícios econômicos, o papel é um material com diversas aplicações no nosso dia a dia. Além de ser mais leve e higiênico, um dos pontos mais importantes do papel, quando reciclado, é reduzir o desmatamento.

No âmbito econômico, o baixo custo de produção influencia na migração do plástico para o papel, além de ser facilmente adaptável a qualquer tipo de produto. Em estratégias de marketing, embalagens de papel geram uma ligação emocional com o público alvo, influenciando na decisão de compra.


Na gráfica JB, as embalagens são produzidas com papel ecológico, possuindo o selo FSC - Forest Stewardship Council®, certificação internacional que garante que a matéria-prima florestal utilizada na produção seja proveniente de um manejo que garanta a conservação ambiental e benefícios sociais. Este selo é obtido somente depois de uma auditoria rigorosa realizada pelo órgão certificador. Este selo confirma a consciência da JB em preservar o meio ambiente, e reafirmam o compromisso da empresa em produzir de acordo com os valores da empresa.

Sendo assim, percebemos os benefícios em substituir embalagens de uso único por embalagens de papel. Dessa maneira pode-se reduzir os impactos ambientais e colaborar para um futuro melhor para as próximas gerações.  

Marketing

Marketing

Equipe de marketing da Gráfica JB

Mais matérias

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de privacidade.