Blog

Papirus debate os caminhos para a reciclagem do papel cartão no Brasil

Papirus debate os caminhos para a reciclagem do papel cartão no Brasil

No dia 17 de maio, a Papirus, em parceria com a Polen, realizou o webinar “Do início ao fim: a transparência na cadeia de reciclagem de papelão”. O encontro contou com a presença de Carlos Mariotti, gerente de Relações Internacionais da Indústria Brasileira de Àrvores (Ibá); Amando varella; Co-CEO e diretor Comercial e de Marketing da Papirus; Christian Króes, gerente de Produtos e Assistência técnica da Papirus e Renato Paquet, fundador e CEO da Polen.

O objetivo do webinar foi debater quais os desafios e os caminhos a serem percorridos para avançar com a reciclagem no Brasil. Além disso, a conferência focou em encontrar um modelo que atenda aos requisitos legais de logística reversa, previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que tem sido um grande desafio para as empresas brasileiras.

Carlos Mariotti, mediador do encontro, destacou que a sustentabilidade da indústria brasileira de papel começa na produção de matéria-prima, e que 100% da fibra virgem de celulose provêm de florestas plantadas. Isso significa que as árvores são plantadas, colhidas e replantadas para este fim, geralmente em áreas anteriormente degradadas.

Apesar das dificuldades que algumas empresas encontram em reciclar o papel, na Gráfica JB isto já é uma realidade. Além de termos o selo FSC (Conselho de Manejo Florestal), fazemos a reciclagem das aparas de papel restante dos serviços rodados. Ao ser recolhido as aparas, o papel passa por uma divisão. Por exemplo, separa-se o papel com pintura do papel em branco.

Em seguida, cada parte é divida em blocos e pesada. Esta etapa do processo finaliza quando, enfim, cada bloco é prensado. Toda essa sobra de papel é vendida para o centro de reciclagem. Lá, o papel é revendido para empresas que produzem papel higiênico a partir do papel reciclado.

Este é uma ação simples, porém importante. Para finalizar o encontro da Papirus, Christian Króes finaliza afirmando que o projeto criou um modelo de geração de crédito de reciclagem personalizado e personalizável para cada dono de marca.

Marketing

Marketing

Equipe de marketing da Gráfica JB

Mais matérias

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de privacidade.