Papirus debate os caminhos para a reciclagem do papel cartão no Brasil
No
dia 17 de maio, a Papirus, em parceria com a Polen, realizou o webinar “Do
início ao fim: a transparência na cadeia de reciclagem de papelão”. O encontro
contou com a presença de Carlos Mariotti, gerente de Relações Internacionais da
Indústria Brasileira de Àrvores (Ibá); Amando varella; Co-CEO e diretor
Comercial e de Marketing da Papirus; Christian Króes, gerente de Produtos e
Assistência técnica da Papirus e Renato Paquet, fundador e CEO da Polen.
O
objetivo do webinar foi debater quais os desafios e os caminhos a serem
percorridos para avançar com a reciclagem no Brasil. Além disso, a conferência
focou em encontrar um modelo que atenda aos requisitos legais de logística
reversa, previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que tem
sido um grande desafio para as empresas brasileiras.
Carlos
Mariotti, mediador do encontro, destacou que a sustentabilidade da indústria
brasileira de papel começa na produção de matéria-prima, e que 100% da fibra
virgem de celulose provêm de florestas plantadas. Isso significa que as árvores
são plantadas, colhidas e replantadas para este fim, geralmente em áreas
anteriormente degradadas.
Apesar
das dificuldades que algumas empresas encontram em reciclar o papel, na Gráfica
JB isto já é uma realidade. Além de termos o selo FSC (Conselho de Manejo
Florestal), fazemos a reciclagem das aparas de papel restante dos serviços
rodados. Ao ser recolhido as aparas, o papel passa por uma divisão. Por
exemplo, separa-se o papel com pintura do papel em branco.
Em
seguida, cada parte é divida em blocos e pesada. Esta etapa do processo
finaliza quando, enfim, cada bloco é prensado. Toda essa sobra de papel é
vendida para o centro de reciclagem. Lá, o papel é revendido para empresas que
produzem papel higiênico a partir do papel reciclado.
Este
é uma ação simples, porém importante. Para finalizar o encontro da Papirus,
Christian Króes finaliza afirmando que o projeto criou um modelo de geração de
crédito de reciclagem personalizado e personalizável para cada dono de marca.