Blog

Pantone

Você já viu em alguma loja uma camisa ou caneca estampada com o nome da marca PANTONE? Uma coisa que com certeza você já ouviu em algum momento foram os comentários sobre a cor do ano. A gente te explica quem é ela e o seu impacto no universo das cores.

A Pantone é uma empresa americana que possui um sistema próprio de cores universais que são entendidas em todas as áreas que necessitam delas. A tinta é preparada a partir de uma receita e antes da impressão, diferente da CYMK. Mesmo possuindo tabela própria, possuem escalas que permitem diferentes impressões,  como a metalizada, e possui rigorosidade quanto a fidedignidade das cores na produção. Também possibilita a impressão em branco, o que abre um novo leque de possibilidades.

"Para se usar a tinta Pantone, teríamos que limpar toda unidade que a levaria. Quando não conseguimos atingir a cor que o cliente quer com as quatro cores CMYK, recorremos a escala Pantone, que é feita em laboratório a partir das tintas bases que são informadas pela Pantone. O ouro por exemplo, tem um código, é uma tinta especial.", nos contou Sirlando, supervisor de impressão da Gráfica JB.


Todo ano lançam uma cor referência que será usada por arquitetos, designers, modistas. O ano de 2023 apostou no magenta  e nós já vimos que faz diferença! A cor Pantone vai além de uma quinta cor,  é um sistema.

Quer entender mais sobre a Pantone? O nosso GrafCast te informa com mais detalhes e exemplos a grandiosidade desse sistema! É só clicar no link:

https://open.spotify.com/episode/7bT34ZNtiv9z4QZNLhx1ET?si=07786c9487fc4956

Marketing

Marketing

Equipe de marketing da Gráfica JB

Mais matérias

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de privacidade.