O poder de influência das embalagens
As embalagens são componentes de extrema importância em um produto. Ela é a porta de entrada para uma boa impressão. Além da ergonomia e qualidade do material, o visual de uma embalagem chama tanta atenção ao ponto de ser a peça chave para a decisão da compra. Pense, dentre tantos produtos em uma prateleira qual você compraria: o desbotado e sem graça ou uma embalagem com cores chamativas e design diferente?
Segundo a pesquisa Packaging Matters, da MWV (MeadWestvaco Corporation) as embalagens possuem o impacto no comportamento de compra, tanto na loja física quanto online. Após a Segunda Guerra Mundial, o autosserviço começou a se difundir com os primeiros supermercados. Este é o sistema de vendas que possibilita mais liberdade e autonomia ao consumidor. Ao escolher um produto dentre tantos outros, sem a intermediação de um vendedor, as embalagens ganham a função de comunicação, abrindo um via de mão dupla: de um lado, os consumidores podem se informar acerca das marcas, de outro, abre caminhos para um meio de divulgação de marca para os fornecedores.
Foi nesse cenário de pós-guerra, com a evolução dos mercados e a concorrência entre os produtos, que a embalagem se tornou um fator de influência na decisão de compra. A embalagem é, portanto, a identidade de um produto tanto quanto a marca. Entretanto, ainda segundo a pesquisa, ao analisar a satisfação geral, cerca de 60% dos consumidores brasileiros avaliaram a embalagem como sendo mais importante que a marca.
Indo mais a fundo nessa questão, a Two Sides Brasil, organização sem fins lucrativos que aborda questões relativas ao mercado de produtos impressos em papel, as embalagens influenciam a decisão de compra, com maior ou menos frequência, em 99% dos casos. Para 32%, essa influência é constante e, para 41,75%, é frequente. Para Maria Victória, Jovem Aprendiz do Desenvolvimento de Embalagens da Gráfica JB, “a embalagem agrega valor ao produto”. Para ela, o ponto chave para a criação de é olhar para o produto como se fosse o cliente para, enfim, esboçar uma embalagem.
No setor do Desenvolvimento das Embalagens, o que se presa mais é a estruturação do serviço. Neste momento é pensada a ergonomia e a praticidade do seu manuseio, os primeiros passos para a venda de um produto. “O que a gente faz aqui é pensar na questão da trava, formatos e economia”, explica José Clizenildo, desenvolvedor de embalagens da gráfica.
O poder de compra de uma embalagem chega ao seu ponto máximo com o design. Para Marcelo Teotônio, designer gráfico da JB, existem dois fatores a ser pensados na identidade visual de uma embalagem: as cores e o conceito visual da marca. “As marcas têm seu público alvo e, dependendo do público, a posição conceitual de toda criação é diferente”, explica. Se pegarmos uma marca de sabão A e outra marca B, o conceito de criação da embalagem é diferente, apesar de se tratar de um mesmo produto. “Esse conceito de criação é diferente justamente para chamar a atenção do consumidor para a embalagem. Ás vezes com cores, com efeitos especiais, colocando hostamp, colocando um verniz para chamar a atenção do consumidor”, finaliza Marcelo.
Este é o poder de decisão de compra que uma embalagem tem sob seu consumidor. É uma influência que possa por despercebida, mas que tem efeito sobre nós a todo o momento.