Como usar Psicologia das Cores no meu impresso

As cores dão vida aos produtos, definem a
identidade visual e ativam diversos gatilhos, como associar o roxinho a uma
empresa específica. Mas será que existe cor adequada para cada propósito?
A Psicologia das Cores é um conjunto de estudos que
buscam relacionar as cores às sensações humanas que acabam sendo usadas para
potencializar sentimentos específicos. Na publicidade, a cor certa pode ser um
instrumento de venda e promoção de identidade.
Algumas cores são clássicas, como o amor ligado à paixão e o verde à natureza. Dependendo do seu objetivo, elas te auxiliam no tom de voz e compõem a mensagem transmitida como a azul para serenidade. A interpretação também é influenciada pelas características culturais do local, pois variam de acordo com o espaço geográfico e o público que atingirão.
Além das pesquisas da área da psicologia, as cores atingem a física e a partir do espectro descoberto criou-se o círculo cromático, um outro aliado quando o assunto é combinação.
E aí, existe cor certa? Qual o contexto da comunicação que quero desenvolver? É necessário antes traçar objetivos e caminhos que devem ser trilhados para ativar em seu público o gatilho correto através de uma mensagem assertiva e direcionada.
Quer entender um pouco mais? Te recomendamos o Grafcast, podcast desenvolvido aqui na Gráfica JB. Durante toda a segunda temporada falamos sobre cores, e no terceiro episódio você encontrará tudo sobre Psicologia das Cores. Clica no link e confere: Grafcast - Spotify.