Blog

Como fugir dos canudos de plástico

Como fugir dos canudos de plástico
Uma discussão que tem sido muito presente é sobre os canudos de plástico e sua proibição. Os canudos existem desde 3000 a.C, quando era utilizado pelos sumérios, eles se assemelhavam a bomba de chimarrão e tererê usada pelos gaúchos. Com o tempo o canudo de palha começou a ser utilizado por ser mais leve e macio. Em 1888 surgem os canudos de papel, mas são os de plástico que começam a ser produzidos em grande escala.

Canudos de plástico retirados da beira mar - Fonte: Internet 

Apesar de não serem o principal vilão da poluição, os canudos de plástico contribuem e muito para ela. Uma pesquisa aponta que os Estados Unidos, por exemplo, utilizava mais de 500 milhões de canudos por dia. E pesquisadores apontam que dos 275 milhões de toneladas de resíduos plásticos produzidos pela humanidade, entre 4 e 12 milhões desses resíduos vão acabar nos oceanos. Por ser pequeno, os canudos são ingeridos e ficam alojados  no estômago dos animais marinhos, além de muitas vezes ficarem presos nas narinas de tartarugas, o que traz muito sofrimento para o animal. 

Resíduos de plástico no mar - Fonte: Internet

Muitas marcas e localidades, visando menos danos ambientais e maior preservação estão deixando de lado o uso de canudos de plástico. Na Paraíba, nas cidades de Cabedelo e Conde já é proibido o uso destes canudos. E na capital paraibana o assunto está em discussão. Por ser renovável e reciclado, o papel se apresenta como saída para a produção de canudos. A empresa suíça SIG é a primeira a oferecer a produção de canudos de papel em grande escala. Os canudos serão produzidos de papelão de florestas certificadas, podendo ser aplicado o selo FSC® Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal). 

Logotipo da FSC® - Fonte: Internet

Assim como existe a preocupação com o meio ambiente, em relação aos canudos de plástico, a JB se preocupa com o papel que utiliza. Sendo uma das únicas do Nordeste com o selo FSC®. O que significa que o papel utilizado vem de áreas de reflorestamento, com total responsabilidade ambiental. Para saber mais acesse o nosso site e veja nossas certificações. 
Marketing

Marketing

Equipe de marketing da Gráfica JB

Mais matérias

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de privacidade.