Blog

Alunos de Jornalismo da UFPB fazem visita técnica ao parque gráfico da JB

Alunos de Jornalismo da UFPB fazem visita técnica ao parque gráfico da JB

Na quarta-feira (07/06), a turma de Editoração e Programação Visual, do curso de Jornalismo da UFPB, esteve na empresa para uma visita técnica. A disciplina, ministrada pela professora Suzane Barros, possui 21 alunos que tinham como objetivo entender os processos gráficos pelo qual um serviço passa. “A visita técnica foi muito essencial para mim, pois foi a primeira vez que tive essa oportunidade dentro da UFPB” comenta Izabelle Almeida, graduanda de jornalismo e aluna da disciplina.

A cadeira de Editoração e Programação Visual é uma matéria do terceiro período e tem por objetivo ensinar aos discentes de jornalismo sobre a comunicação visual transmitida em uma mensagem. Para isso, conceitos de vários campos da comunicação são abordados, como Artes, Teoria das Cores, Psicologia da Forma e Ergonomia. Através desses fundamentos, os discentes desenvolvem técnicas e conhecimentos para a criação e produção de projetos com a finalidade de definir mensagens visuais. “Conhecer a gráfica JB foi bem especial, pois pude conhecer novos processos e novos termos que não conhecia antes”, explica a estudante.


Além de conhecer um pouco sobre a história da Gráfica JB, os acadêmicos revisaram alguns conceitos vistos em sala de aula, como o sistema de cores CMYK e RGB, e entender o um pouco sobre a pré-impressão, impressão e acabamento. Logo após, chegou o momento tão esperado: ver de pertos como se dão esses processos gráficos e conhecer melhor cada setor de produção. “Esses momentos são importantes para a gente sair da bolha e entender novas coisas sobre a comunicação em si. Fiquei interessada em saber mais, além das pessoas serem bem receptivas e pacientes com a gente”, nos conta Izabelle.

Estando no coração da gráfica, onde o papel é transformado em trabalhos incríveis, a estudante de jornalismo diz que teve curiosidade em pesquisar mais sobre os processos gráficos e, um dia, participar desse ambiente. Por fim, Izabelle nos conta o quão foi proveitoso para sua formação acadêmica e profissional vivenciar um momento como este: “Eu gosto bastante de conhecer novos lugares que vão acrescentar na minha carreira. A minha visão sobre o mundo gráfico é de admiração, pois são vários processos e é necessário ter bastante cuidado. Acredito que pude entender o valor do trabalho de todos que ali fazem parte, pois tudo é conectado e superinteressante”, finaliza.


A JB é uma empresa que preza e incentiva a troca de experiências entre o mercado de trabalho e o meio acadêmico. Para isso, as visitas técnicas são proporcionadas como forma de unir esses dois mundos, a fim de vivenciar momentos de troca de conhecimento e aprendizagem. Às instituições que desejam conhecer a Gráfica JB, através de uma visita técnica, estamos abertos em dois horários: comercial, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h. 


Marketing

Marketing

Equipe de marketing da Gráfica JB

Mais matérias

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de privacidade.