Blog

Alunos de jornalismo da UFPB conhecem a produção da JB

Alunos de jornalismo da UFPB conhecem a produção da JB

Nessa quarta-feira (19/10) a turma de Editoração e Programação Visual, do curso de Jornalismo da UFPB, esteve na JB para mais uma visita técnica. A disciplina, ministrada pela professora Suzane Barros, é uma matéria do terceiro período e tem por objetivo ensinar aos discentes sobre a comunicação visual transmitida em uma mensagem. Para aprender na prática como funciona essa comunicação, a visita teve como foco explicar os processos pelo qual um material passa, especialmente, nos processos de pré-impressão e impressão.


Na visita, conceitos já vistos em sala de aula foram revisados, como o sistema de cores RGB e CMYK e o uso das cores especiais. “Ir além dos muros da universidade é sempre incrível. Consegui aliar teoria à prática e assimilei melhor os conteúdos da cadeira. Para nós, alunos de jornalismo, estar em contato com as pessoas e poder acompanhar de perto suas vivências é enriquecedor, porque nos ajuda a entender melhor as diversas possibilidades existentes na profissão” diz Kananda Arão, estudante de jornalismo. Além disso, o grupo aprendeu como fechar um arquivo e todo o processo que ele passa antes de ir para a impressão. Termos e processos técnicos da impressão, além de setores desse segmento, foram apresentados, como a aplicação de verniz UV, hot stamping, laminação e o setor do corte e vinco.


Ao final da parte teórica da visita, a JB deu algumas dicas para turma sobre como realizar o fechamento do arquivo. “As dicas sobre as cores, as imagens, as margens, os links foram muito valiosas”, conta a estudante. Em seguida, a parte mais aguardada finalmente chegou para os futuros jornalistas: passear pelo coração da JB, o nosso parque gráfico. Ao conhecer alguns setores da produção, os alunos puderam acompanhar uma impressão e observá-la através de uma lupa conta fios. Essa é uma lente de aumento que possibilita a enxergar com maior precisão a qualidade dos pontos de impressão.


Visitar o parque gráfico da JB é entender na prática o que foi visto em sala de aula e entender como funciona o mercado nesse segmento. “Antes eu achava mais distante da minha realidade porque só tinha acesso aos materiais prontos. Depois da visita, eu entendi que o mundo gráfico está presente em tudo e não fazia ideia que ele tinha tantos detalhes. Adorei despertar a minha curiosidade e agora eu vou ficar tentando associar tudo gráfico que eu ver com o que eu aprendi na visita”, conta Kananda rindo.


A JB é uma empresa que preza e incentiva a troca de experiências entre o mercado de trabalho e o meio acadêmico. Para isso, as visitas técnicas são proporcionadas como uma forma de unir esses dois mundos, a fim de vivenciar momentos de troca de conhecimento e aprendizagem. Às instituições que desejam conhecer a Gráfica JB, através de uma visita técnica, estamos abertos em dois horários: comercial, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h. 

Marketing

Marketing

Equipe de marketing da Gráfica JB

Mais matérias

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de privacidade.