2º Encontro de Gestores de Marketing
A reunião aconteceu no Campus Festival realizado no
Espaço Cultural nesta última quinta (17). Com base no tema “Marketing Digital
não é rede social”, Gráfica JB, Sin Comunicação, MKT e Valor e o Campus Festival uniram-se em
parceria e organizaram o evento.
Alessandro Pinon, gestor de marketing da Gráfica JB,
Thaisa Bogoni, gestora de marketing da Sin Comunicação e Maeve Nóbrega,
consultora da MKT e Valor realizaram a apresentação. Um vídeo de abertura resumiu
o primeiro encontro. Todo o evento foi transmitido ao vivo.
Nelsio Abreu, Renata Baldanza, Thaisa Bogoni, Maeve Nóbrega e Alessandro Pinon.
Ruy Dantas, diretor da Sin Comunicação, participou
da abertura. Na sua fala, ele valorizou o profissional do marketing afirmando
que são pessoas atuantes, estratégicas e operacionais.
Alessandro Pinon e Ruy Dantas.
O debate foi mediado por Nelsio Abreu, professor da
UFPB, e teve como convidados Renata Baldanza, professora da UFPB, Bira Carratu, diretor da agência Carratu Digital e André Nunes, da Jogga Digital.
Bira Carratu, Renata Baldanza, André Nunes e Nelsio Abreu.
Durante as conversas, a docente Renata Baldanza afirmou
que é primordial criar possibilidades para que o mercado consiga atuar com mais
qualificação. Ela fez observações referentes ao comportamento dos atuais
consumidores que cada vez mais estão exigindo melhor atendimento. Além disso,
ela disse que trabalha a favor da união entre o mercado e o meio acadêmico: “A
academia consegue pegar a problemática e avaliar qual o processo que precisa
ser resolvido. O mercado não tem esse tempo e nós podemos ajudar com muitas
soluções”.
Bira Carratu declarou que ocorreram mudanças no
processo de realizar marketing e que encantar o consumidor deve ser prioridade:
“Hoje tudo é baseado em experiência. Não temos a certeza do que nosso
consumidor deseja, precisamos aprimorar nossos produtos para entender o que ele
busca e aí sim, oferecer algo que proporcione uma experiência inesquecível a
ele”.
Já André Nunes fez uma abordagem sobre o assunto mídia
de performance e presença digital. Sobre a atual realidade do consumo, ele
declarou: “Hoje o consumidor participa ativamente da vida das marcas. Entender
o que ele quer e o que busca, seria o mundo perfeito para nós”.
Análise de conteúdo e
de discurso, ações sociais sustentáveis nas empresas foram outros temas
debatidos.
Para finalizar, o mediador
do debate declarou: “Quando entendemos a informação sabemos o que podemos e
como devemos usá-la”.
Sérgio Baptista, diretor de negócios da Gráfica JB, foi convidado para encerrar o encontro. Ele falou sobre o crescimento dessa área e como o marketing é essencial para as organizações empresariais.
Ao final, teve um happy hour para os participantes com
destaque para a cerveja “Campus Festival” criada exclusivamente para a ocasião,
uma edição especial em parceria com a cervejaria Turmalina.