Blog

4 motivos para usar o selo FSC® em suas embalagens

4 motivos para usar o selo FSC® em suas embalagens
Papéis compostos de fibras florestais são comuns na utilização de embalagens, que visam proteger e informar sobre os produtos. Mas infelizmente muitas vezes esses materiais podem ser originários de desmatamento ou práticas florestais inadequadas. Tornando-se assim uma ameaça ambiental, além disso, para empresas e marcas. 

Com mais de 25 anos, o FSC®  é uma solução de gerenciamento florestal sustentável. FSC® é a sigla para Forest Stewardship Council,  conhecido no Brasil como Conselho de Manejo Florestal. Que tem como principal alvo a conservação e a preservação das florestas no mundo todo, através do manejo florestal responsável. 

Existem dois tipos de certificação: manejo florestal (relaciona-se aos produtores que usam a matéria-prima florestal), de cadeia de custódia (que se aplica a quem processa a matéria-prima). E ainda há a licença de marca registrada FSC® (marcas que compram embalagens a uma empresa certificada podem solicitar a licença). 

Confira 4 motivos para usar o selo FSC® em suas embalagens: 

1-   Uma tendência mundial está acontecendo, cada vez mais os consumidores estão se tornando conscientes sobre questões ambientais e do lixo produzido pela humanidade. Eles esperam mudanças nas empresas e indústrias, que elas vendam produtos feitos com materiais sustentáveis e de origem responsável. O papel, por ser biodegradável, ganha no quesito sustentabilidade; ao contrário do plástico, que demora em média 500 anos para se decompor.

Imagem do Freepik- #pracegover: desenho do planeta terra com símbolo da reciclagem no centro e plantinha no topo. Ao redor do planeta aparecem algumas nuvens.



2-   O uso do selo FSC® ajuda a comprovar o engajamento com a sustentabilidade. As florestas com certificação FSC® trazem benefícios ambientais, econômicos e sociais. Mesmo que as árvores sejam colhidas, não há perda líquida da floresta ao longo dos anos. Há a proteção ambiental, pois a certificação exige que a biodiversidade seja preservada. Além de garantir que não exista mão de obra escrava ou infantil.

Imagem do Freepik - #pracegover: desenho de três homens descartando o lixo próximo a latas de coleta seletiva.



3-   Pesquisas mostram que 83% dos detentores de certificados afirmam que o selo ajuda a criar uma imagem corporativa positiva. 

Imagem do Freepik - #pracegover: ilustração de mulher sorrindo no centro da imagem. Ao redor da mulher, formando um circulo, aparecem alguns polegares fazendo o sinal de positivo.



4-   Outro estudo aponta que 8 em cada 10 consumidores esperam que as empresas garantam produtos de madeira ou papel que não contribua para o desmatamento, e que o selo tem um efeito positivo na sua decisão de compra. 

Imagem do Freepik - #pracegover: ilustração de uma loja, com uma atendente mulher no balcão. No desenho também aparecem duas mulheres e um homem em uma fila para passar suas compras no caixa. 



Demonstre aos seus clientes que sua embalagem promove o consumo sustentável para florestas, pessoas e negócios. A busca por embalagens renováveis nunca foi tão grande, escolha FSC®, escolha a Gráfica JB. 
Marketing

Marketing

Equipe de marketing da Gráfica JB

Mais matérias

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de privacidade.